sábado, 25 de setembro de 2010

A verdade nua e crua da vida

Você é casado e trabalha muito para sustentar sua família, paga as contas sempre no limite, juntando seu salário com o de sua esposa, que não é muito mas ajuda uma enormidade.

Sempre muito atencioso com todos, da dicas para seus companheiros de trabalho e os ajuda sempre que necessário. Esta lá para segurar qualquer bucha. Seu chefe é demitido e um daqueles amigos que nunca fez nada certo acaba de ser promovido e agora é seu chefe.

Você vara as noites pensando no que aconteceu e como vai fazer para pagar as tais contas que ainda nem chegaram, em vários meses você joga as contas para cima e as que caírem em cima da mesa são pagas, as outras... ficam à espera por uma nova “jogada”. Ao chegar no trabalho ainda de cabeça cheia, recebe a mais nova noticia que foi demitido por corte de verbas.

Desapontado vai para casa, e ao chegar em casa sua mulher também esta lá e diz que precisa lhe dar algumas noticias.

Ela TAMBEM foi demitida... e esta grávida.

Você quase não acredita, entra em choque e por pouco não tem um ataque cardíaco no meio da sala, sai para espairecer e pensar o que vai fazer, no caminho vê um mendigo e agradece aos céus por não ser como ele, lhe da umas moedas para que possa comer algo, eis que lhe tocam nas costas e sente um ferro redondo encostado em sua bacia... Você acabou de ser assaltado.

Puto da vida volta pra casa e começa a chorar, decide então vender o carro para ter algum dinheiro. Depois de falar com um amigo que trabalha com isso, consegue um excelente preço para seu carro.

Ao tentar levar o carro na concessionária, no meio do caminho para no sinal vermelho e... batem no seu carro. Tudo bem... tem seguro, mas... você não pagou o seguro porque era uma das contas que você escolhia pagar só alguns meses para cobrir o rombo de outras contas.

Não há nada que você possa fazer e tem um ataque de estresse, sente pontadas no peito e tem que ir correndo para o hospital onde é internado com princípios de parada cardíaca.

Ao ficar internado no hospital sua mulher volta para casa. Você fica no hospital sozinho... pensando onde foi que errou, porque você esta sendo tão punido?

Depois de uma semana hospitalizado, você é liberado e ao voltar para casa sua mulher lhe diz que quer se separar. A relação entre vocês sempre foi muito boa, mas ela nunca aceitou o fato de vocês não terem dinheiro para nada e ela quer seguir em frente sozinha pois acredita que tem mais potencial para se virar sozinha do que com você.

Você volta ao hospital com outro ataque. Seu coração já não é mais o mesmo.

A vida passa rápido no hospital e logo já esta apto a voltar as ruas.

No seu apartamento apenas lembranças do que foi sua vida ao lado de uma companheira que sempre esteve com você desde os tempos de escola.

Você sempre pedia ajuda para ela no colégio e durante muito tempo foram amigos de infância, ao crescerem se apaixonaram e ficaram juntos para sempre até então.

Você ainda não entende o que fez de tão ruim para a vida lhe bater desta maneira, sempre trabalhou mais do que todos, era o primeiro a entrar e o ultimo a sair.

Sempre foi honesto com todos e nunca roubou de ninguém, hoje você vê seus melhores amigos ricos, cheios da grana porque em algum momento do trabalho fizeram algo sujo, que não foi descoberto, e agora desfrutam de uma vida fácil.

Você sempre ajudou os pobres, quando era criança fazia trabalho voluntário, quando adulto dava esmolas aos necessitados e comida quando podia e fora assaltado por um.

O QUE ESTA ACONTECENDO? PORQUE A VIDA É TÃO INJUSTA?

A verdade caro leitor, é que a vida não tem justiça.

Você deve estar pensando que enlouqueci, mas não, a vida não tem justo ou injusto, certo ou errado.

Cada vida é simplesmente uma vida. Você passa por bons e maus momentos.

Não é porque sempre deu esmola para os pobres que isso lhe isenta de ser assaltado. Não é porque trabalha 20 h por dia que isso lhe isenta de ser despedido. Trabalhar não garante sua competência, e ajudar não garante sua segurança.

As vezes me pego pensando que a vida muitas vezes é injusta.

Trabalhei tanto para alcançar um objetivo e no final fiquei no quase. Poxa que injusto você não conseguir isso ou aquilo.

ISSO NÃO EXISTE. A vida é como ela deve ser.

Deixando as crenças de lado, e partindo para a parte cientifica da coisa, nossa vida é o que fazemos dela. Se você trabalha 20h mas foi demitido, é porque não conseguiu ser competente o suficiente para valer mais do que o seu colega que trabalha 5 h.

Na nossa vida, nós somos o que fazemos, e quando algo de ruim acontece, não é por culpa de um ou de outro, a culpa é nossa mesmo. Nós somos os culpados pelas nossas falhas, assim como somos os “culpados” pelas nossas vitórias.

A vida não bate, a vida acontece, simultaneamente. Há certas coisas que parecem premeditadas, destinadas. Elas simplesmente acontecem. Você estava na hora certa, no lugar certo fazendo a coisa certa. As vezes, fazer a coisa certa é fazer a coisa errada.

Há quem diga que não, mas ao errarmos também aprendemos, quem sabe o que acontece?

As vezes se esta jogando futebol com os amigos quando um grupo de meninas observa atentamente no colégio. Há aquelas que gostam de namorar os vencedores, mas há também aquelas que gostam de namorar os coitadinhos perdedores.

As vezes ganha-se perdendo, e as vezes perde-se ganhando.

A vida é muito complexa para reclamarmos dela, e como já escrevi uma vez neste blog eu reitero:

Só é vivo quem vive a vida.

Viva sua vida da melhor forma possível, faça coisas certas, faça coisas erradas, quem decide o que é certo ou errado sobre o que fez não é a vida e sim você mesmo.

Faça loucuras ou faça coisas conservadoras, quem decide o que é loucura é você!

Não há injustiças ou justiças, simplesmente acontecem fatos, estes fatos tornam-se justos ou injusto somente após os acontecimento, sob um olhar critico da coisa.

Você trabalhou muito, ralou e se doou ao maximo para conseguir um emprego, mas no final quem levou foi outro. Como a vida é injusta... será? Pergunte para aquele rapaz que ganho a vaga se ele acha justo ou não ele estar lá? Pergunte se ele acha que esta cometendo uma injustiça e se ele gostaria de dar o lugar dele para você?

Você faria o mesmo?

É isso ae pessoal, espero que tenha colocado uma pequena semente dentro da cabeças de vocês... justo ou injusto, as vidas seguem ou se acabam. Simplesmente acontecem.

Abraços a todos

Filipe Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário